quinta-feira, 14 de abril de 2011

Academia mossoroense de letras empossou no dia 14/04/201, o Mais jovem imortal


A Academia Mossoroense de Letras (Amol) realizou no dia 14 de abril de 2011(quinta-feira), a solenidade de posse do mais novo membro. O intelectual que ocupará a cadeira 26, que tem como patrono Inácio Meira Pires, anteriormente ocupada pelo ator Lauro Monte Filho, é o jornalista e poeta Mário Gerson Fernandes de Oliveira. A sessão solene ocorreu na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, a partir das 19h30.

O escritor Mário Gerson, nascido a 16 de dezemmbro de 1982 (29 anos de idade), conta qual é a sensação de ser o mais jovem imortal da história da Amol."Sinto-me feliz e, ao mesmo tempo, gratificado com esta honraria que a Amol me concede. Sou um jovem aprendiz da arte literária, diferente de muitos dos membros da instituição, pessoas com grande experiência de vida e de literatura. Além disso, esta é uma responsabilidade a mais, que me chega numa hora em que a entidade se reergue, sob os cuidados de Elder Heronildes, seu presidente. Ter 29 anos e estar entre aqueles que veem na literatura uma forma de mudar o mundo e o que está estabelecido é uma satisfação sem par", revela.

Apesar de ser jovem, o poeta Mário Gerson conta que a entrada no universo da produção literária começou cedo. Ele frisa a importância do apoio do jornal O Mossoroense da divulgação das primeiras produções poéticas.

"Comecei a escrever aos 15 anos de idade. Como Emery Costa lembra e eu nunca me esqueço, o apoio inicial veio justamente do O Mossoroense e dos editores do Caderno dois, em 1996, a saber, Cid Augusto e Emerson Linhares. Eles abriram as portas da publicação para meus poemas. Alguns, aliás, sofríveis, se vistos, hoje, com critério. Desde esse período, por assim dizer, que escrevo. Fundei alguns jornais estudantis, na Escola Estadual Governador Dix-sept Rosado e também o jornal literário Clandestino, que teve quase dois anos de vida, circulando mensalmente", relembra Mário Gerson.

Para o escritor, a literatura nunca se desvinculou da vida dele. "É como uma coisa que carrego em mim, como uma parte do corpo, por exemplo. Vivo de escrever e escrevo para viver", enfatiza.

O poeta tem no currículo três publicações: "Catador de Espumas" (2002), "Gazeta do Oeste - 30 anos" (2007) e "A Morte do Pescador" (2008). Atualmente Mário Gerson é editor do caderno Expressão, jornal Gazeta do Oeste. É conselheiro editorial da Editora Queima-Bucha, de propriedade do poeta Gustavo Luz. Também é membro do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (Icop), sociocorrespondente da Academia Apodiense de Letras (Aapol) e membro do Conselho Editorial do Jornal Plural do Conselho Municipal de Cultura.

Mário Gerson lança livro de poemas intitulado "A Noite de Luvas Brancas"

Logo após ser empossado, o poeta Mário Gerson lançará seu livro de poemas intitulado "A Noite de Luvas Brancas". A saudação de recepção, em nome da Amol, será feita pelo acadêmico Filemon Rodrigues Pimenta.

"O livro se chama ‘A Noite de Luvas Brancas’. É um livro de poemas que escrevi em 2002, mas, por uma razão ou outra, sempre o mantive no mesmo lugar: dentro de uma pasta, datilografado. São poemas despretensiosos, apesar de Leontino Filho ver nesta obra um conjunto de textos interessantes. Sendo poesia algo de compreensão subjetiva, creio que o leitor poderá dizer se valerá ou não a leitura desses versos brancos", ressalta o poeta.

A obra estará no site www.srleitura.com.br, com o mesmo valor que será vendida durante o lançamento, R$ 20. No site, os interessados podem adquirir o livro através de outras formas de pagamento. A obra também estará na livraria Potylivros no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Na ocasião, será anunciada oficialmente vaga a cadeira 32, que tem como patrono Mário Negócio de Almeida e Silva, anteriormente ocupada pelo escritor João Batista Cascudo Rodrigues. No evento também será lançado o Concurso João Batista Cascudo Rodrigues, nas categorias conto e poesia, promovido pela Amol em parceria com a Fundação Vingt-un Rosado.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
CPM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs