sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

11 – PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS


Nascido em 22 de janeiro de 1930, na cidade de Pau dos Ferros, Pe Sátiro ficou órfão aos 11 anos. Mesmo sendo considerada uma criança travessa, comilona e esperta, o ainda menino sentiu a vocação religiosa despertar aos 13 anos. "Nunca quis ser padre. Quem tinha esse desejo era Zé Dantas ( irmão). Quando decidi me tornar sacerdote, somente minha mãe e padre Caminha acreditaram. Minhas professoras diziam que eu era um menino inteligente e queria só os estudos e depois não seguiria", recordou.

Mordendo a própria língua e coçando a cabeça calva de quase 80 anos, ele relembrou que no dia 09 de fevereiro de 1943, após seguir viagem de trem, desembarcou na cidade de Mossoró junto com a mãe e os cinco irmãos. E no mesmo dia, Pe Sátiro ingressou no Seminário de Mossoró. Após alguns anos de dedicação aos estudos e a religião, o jovem seguiu para Fortaleza, depois Recife e por fim Roma, onde permanece por cinco anos, formou-se em Teologia e foi ordenado padre. Retornando à Mossoró. Ainda insatisfeito intelectualmente, Pe Sátiro, cursou Direito na Paraíba e entrou para a lista dos 125 bacharéis da família. Clã esse, que conta com um Ministro do Superior Tribunal de Justiça ( José Dantas) e dois desembargadores ( Licurgo e Expedito Dantas). E a fome pelo conhecimento fez o menino gago e danado de Pau dos Ferros se transformar numa referência do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
CPM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs