sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

6 – AMÉRICO DE OLIVEIRA COSTA

Américo de Oliveira Costa

Nasceu em Macau em 22 de agosto de 1910. Morreu em Natal no dia 1º de julho de 1996.

Colaborador da Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial, feito que o distinguiu mais tarde com condecorações de Cavalheiro e Oficial das Palmas Acadêmicas e Cavalheiro e Oficial da ordem Nacional do Mérito, do Governo Francês, além de consul honorário da França, em Natal, a vida intelectual de Américo de Oliveira Costa se dividiu entre a paixão pela cultura francesa e a dedicação à cultura de nossa terra.

É prova dessa segunda paixão seus livros Viagem ao Universo de Câmara Cascudo, vencedor do Prêmio Nacional Luís da Câmara Cascudo da Fundação José Augusto, de 1969, e a Seleta de Luís da Câmara Cascudo (organização, estudos e notas).

Um dos fundadores da Aliança Francesa em Natal, seu amor à cultura francesa se expressa nas compilações que fez na sua vasta biblioteca, e que reuniu nos livros A Biblioteca e seus Habitantes e o Comércio das Palavras, (em quatro volumes) onde predominam citações de autores clássicos, sobretudo franceses.

Formado em Direito pela Faculdade do Recife, em 1935, foi prefeito eleito do município de Bebedouro, atual Agrestina, em Pernambuco, de 1935 a 1937, cassado pelo Estado Novo. Em Natal, foi chefe de gabinete do governo de Rafael Fernandes, promotor de Justiça em Currais Novos e em Mossoró, diretor do Departamento de Estatística e secretário-geral do Estado nos governos de Dix-Sept Rosado Maia e Sylvio Pedroza. Foi procurador do Estado e por duas vezes juíz do Tribunal Eleitoral, professor do Colégio Diocesano de Mossoró, do Ginásio Sete de Setembro, da Escola Doméstica, da Escola Normal, da Faculdade de Jornalismo Elóy de Souza e da Faculdade de Direito (titular e emérito) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No jornalismo, escreveu em "O Mossoroense", de Mossoró, em "O Festeiro", do Recife, em "A Notícia", no "Diário da Manhã" e no "Diário de Pernambuco". Foi secretário dos Diários Associados de Natal e colaborou em outros jornais da cidade, como "Tribuna do Norte".

Foi o primeiro jornalista a manter uma crônica diária na Rádio Poti, intitulada "Gazeta Sonora".

Foi membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras,- onde ocupou a cadeira cujo patrono era o seu conterrâneo Aurélio Pinheiro; do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; do Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte e membro correspondente do Pen-Club do Brasil.

FONTE: O NORDESTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
CPM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs