sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

36 – FRANCISCO CANINDÉ QUEIROZ E SILVA

Natural de Pau dos Ferros, nascido a 14 de abril de 1948, filho do natalense José Luiz da Silva, guarda da SUCAM e a professora PAUFERRENSE Raimunda Florêncio de Queiroz e Silva. Canindé começou a ler em sua terra natal. Sua primeira professora foi dona Inalda Cabral Rocha, nascida a 25 de janeiro de janeiro de 1925, filha de Pedro Alves Cabral e Antonia Néri Cabral Ainda criança transferiu-se para a cidade de Mossoró. Em Mossoró estudou o ginásio na Escola Normal, no Colégio Diocesano Santa Luzia o 2º Grau, atual ensino fundamental, que concluiu em Natal, no Atheneu. Mas em todas as férias ele ia para Pau dos Ferros.
Quando se mudou para Natal, Canindé recebeu bastante apoio do irmão mais velho, Assis Queiroz, sob todos os aspectos. A época, Assis residia no Rio de Janeiro e já estava bem situado financeiramente.
Em Natal os irmãos receberam apoio das tias Francisca Queiroz e de Cícera Queiroz, além do apoio do tio, deputado federal Antônio Florêncio de Queiroz (21/3/1926 – 11/4/1991), filho de João Florêncio de Queiroz e Francisca Alzira do Rego, irmão de sua mãe.
Canindé foi presidente da Casa do Estudante de Natal, numa época muito difícil. O país vivia os tempos da ditadura. “Sempre gostou de política estudantil”. Nessa época fez bons contatos com políticos, como por exemplo os ex-governadores Dinarte Mariz e Aluízio.
Jovem e bonito, Canindé Queiroz sempre fez sucesso entre as mulheres. Principalmente durante as campanhas políticas, era bastante assediado. Casou-se em segundas núpcias com a advogada, procuradora de justiça Maria Emilia Lopes Pereira, mossoroense, mãe de Isadora Pereira Queiroz e Silva, Tito Lívio Pereira Queiroz, Ana Cláudia e Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva.
Em 15 de novembro de 1972, Canindé Queiroz foi eleito vice-prefeito de Mossoró, na chapa encabeçada pelo saudoso Jerônimo Dix-huit Rosado Maia (21/5/1912 – 26/10/1996).
Em 30 de abril de 1977, Canindé Queiroz fundou na cidade de Mossoró o jornal GAZETA DO OESTE, principal jornal do interior do Rio Grande do Norte. Tomou posse em 26 de maio de 1989 como membro da Academia Mossoroense de Letras, Cadeira nº 32, que tem como patrono MANOEL DE ALMIDA BARRETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
CPM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs